top of page

ROTINA DA SALA DOS GATINHOS

    Existe uma série de materiais que são organizados antes da chegada das crianças, como é o caso da preparação dos babetes, higiene dos brinquedos (como nesta faixa etária as crianças não já não têm tendência de levar os brinquedos à boca, a sua higiene pode proceder-se uma vez por semana), material necessário para execução de uma actividade, entre outros. Estas estratégias servem para não causar desconforto sendo uma forma de evitar alguma confusão no momento da actividade.

    Entre as oito horas e as nove e trinta as crianças são recebidas por uma auxiliar da acção educativa, sendo estas encaminhadas para uma das áreas onde brincam livremente. Por volta das nove horas e trinta minutos e as dez, é hora da primeira refeição do dia, o chamado “lanchinho da manhã”. Geralmente é fruta acompanhada com bolacha (não sendo esta obrigatória). Depois da refeição as crianças preparam-se para a higiene e ida à casa de banho.

    Por volta das dez e trinta, é hora do convívio. As crianças sentam-se no tapete para cantar os bons dias, marcar as presenças, eleger o chefe, ouvir uma história, entre outras atividades. É nesta área onde a educadora aproveita para conversar com o grande grupo, havendo uma interacção e uma partilha de ideias entre crianças e adultos. Por outras palavras, a área do tapete é um dos espaços destinado a aprendizagens que possibilita à criança descobrir o mundo que a rodeia, desenrolando momentos de grande importância em termos de aprendizagens. Ainda dentro deste período dá-se a actividade lúdica pedagógica orientada.

    Por volta das onze e trinta, dá-se os cuidados de higiene e preparação para o almoço. Ainda antes da refeição, por volta das onze e quarenta e cinco até às doze horas, as crianças vão ao parque exterior (se estiver bom tempo) ou ao polivalente para poderem descarregar energias, podendo correr e brincar livremente.

    Às doze horas, as crianças bem mais calmas e com alguma fome, dirigem-se para o refeitório onde dão início ao seu almoço. Às doze horas e trinta minutos, as crianças terminando a refeição, sobem até à sala para dar início ao momento da higiene e preparação para a hora do descanso. Às catorze e trinta é hora de despertar, calçar os sapatos, colocação das batas e escovar o cabelo.

    Segue-se a preparação para a hora do lanche. Geralmente a ementa é leite ou fruta e pão; leite com cereais ou iogurte com bolachas. Depois da higiene, até às dezasseis e quarenta e cinco, as crianças brincam livremente na sala. Das dezasseis e quarenta e cinco até às dezassete, é hora da higiene.

    Depois desta, as crianças dirigem-se para o recreio da abóbada onde brincam livremente. É de salientar ainda que neste espaço existe um lanche (reforço da tarde) que é bolachas ou pão. Por volta das dezassete e quarenta e cinco as crianças regressam à sala. Aqui, as crianças participam numa actividade orientada, desenvolvida pelas auxiliares. Às dezoito horas e vinte minutos, as crianças dirige-se para o polivalente.

    A saída de algumas crianças dá-se por volta das dezasseis horas e outras até às dezoito e trinta, conforme a disponibilidade dos pais.

 

 

 

 

08h00m - Abertura da instituição e acolhimento na sala

09h30m - Acolhimento das crianças

09h45m - Reforço da manhã (sumo acompanhado por bolacha)

10h00m - Higiene 

10h30m - Convívio (Bons Dias) e atividades orientadas

11h30m - Higiene

11h45m - Ida para o polivalente

12h00m - Almoço

12h30m - Higiene e preparação para o descanso

14h30m - Despertar e higiene

15h00m - Lanche e higiene

15h30m - Brincadeira livre na sala

16h45m - Higiene

17h00m - Ida para o recreio; Brincadeira livre

17h30m - Reforço da tarde

17h45m - Atividade orientada pelas auxiliares

18h20m - Ida para o polivalente

 

Saída das crianças: das 16h00m até as 18h30m

bottom of page