top of page

RELATÓRIO DO QUARTO DIA DE PRÁTICA

     No dia nove de abril entramos às 10 horas da manhã, pelo que quando chegamos as crianças estavam a acabar de tomar o reforço da manhã, uma peça de fruta (laranja) e uma bolacha, caso quisessem.

     Depois procedeu-se ao momento da higiene e ida à casa de banho. Depois disto, as crianças voltaram a ocupar as suas cadeiras para ouvirem a educadora que os chama individualmente para ocuparem o seu lugar no tapete. A educadora interage com o grupo, perguntando quem era o chefe que se senta de frente para o grupo, ao lado da educadora, de perninhas à chinês como o habitual.

     Posto isto, cantou-se a canção dos Bons Dias:

 

     “De manhã ao acordar, esfreguei os meus olhinhos, olhei bem e não vi a mãe, e dormi mais um pouquinho. De repente a mãe chama, são horas de acordar, a professora lá na escola, os meninos vai chamar”.

 

      De seguida, a chefe canta outra canção dos bons dias para cada criança responder:

 

     ”Bom dia, bom dia, bom dia a toda a gente, eu hoje vim à escola por isso estou contente. Haverá muita alegria (bis). Com a tua, com a tua, com a minha companhia (bis).” Chefe: “Bom dia à Mariana” Mariana: “Bom dia.” E assim sucessivamente até cumprimentar toda a gente da sala, inclusive os adultos. Depois todos dizem: Bom dia dia, Bom- di- a.

 

     Ao chefe, são atribuídas algumas responsabilidades como é o caso de observar o estado do tempo. A chefe observa que está um dia nublado. Esta busca a sua foto para colocar no quadro do chefe do dia e a imagem que identifica o tempo naquele dia, e coloca a imagem no “relógio do tempo” e a sua foto ao lado deste. Depois disto, deu-se início à lenga–lenga, com o intuito de saber qual o dia da semana:

 

     “Sou mecânico à segunda-feira, sou bombeiro à terça-feira, à quarta, sou pirata e com uma espada de lata. Astronauta de primeira é o que eu sou à quinta-feira, á sexta, sou cozinheiro, e também sou pasteleiro. Ao Sábado sou cobói e ao Domingo sou herói.” (Neste caso, a lenga - lega parou na quarta feira).

 

     Depois de as crianças saberem o dia da semana, a educadora virou-se para uma história que se encontra afixada na parede “A Lagartinhamuito comilona”. A educadora perguntou o que comeu a lagartinha na quarta-feira (ameixas). Quantas? (três). De que cor são? (Lilás). Seguidamente, as crianças tinham de responder qual a côr que estava associada ao dia da semana. (Domingo – vermelho; Segunda-feira – rosa; Terça - feira – azul; Quarta-feira verde; quinta-feira -laranja; Sexta-feira -amarelo; Sábado - lilás). Depois, a educadora aproxima-se do quadro das presenças para apoiar as crianças, enquanto  o chefe permanece no seu lugar, de frente para o grupo, para dar o círculo verde às crianças que a educadora chamar para posteriormente afixar no quadro das presenças. Finalmente, é feita uma reflexão em relação ao número de crianças presentes, quem faltou à escola e se é menino ou menina.

     Logo de seguida, cantaram a canção da saquinha das surpresas. De dentro dela, saiu uma história “ A galinha dos ovos de ouro”. A educadora leu e explorou-a, sendo as crianças a recontarem a história pela segunda vez. Depois da educadora chegar ao seu objectivo de iniciar o tema da Páscoa, é chegado o momento da actividade. De dentro da saquinha das surpresas, saiu outra surpresa: moldes para construi e decorar uma galinha.

     Foi usada a técnica da colagem de papel crepe e tecidos. Sendo que numa mesa as crianças colaram papéis de cor branco no corpo e nas asas da galinha, e noutra, a colagem de guardanapos de papel na crista e nas patas da mesma. Havia ainda uma outra mesa disposta com plasticina para as crianças que aguardavam pelo momento da actividade. Nem todas as crianças tiveram oportunidade de terminarem o trabalho, no entanto, teriam oportunidade no período da tarde ou no dia seguinte.

     Depois da atividade, chegou a hora da preparação para o almoço, com a higiene, ida à casa de banho e colocação dos babetes. Ainda antes do almoço, as crianças dirigiram-se ao recreio do labirinto para brincarem livremente durante quinze minutos.

     Chegada a hora da refeição, as crianças dirigiram-se ao refeitório. O almoço foi creme de legumes, o segundo prato massa de laços, brócolos e almôndegas, acompanhado de laranja para a sobremesa. Depois de terminada a refeição, junto com as auxiliares, subiram para a higiene oral, ida à casa de banho e preparação para a hora do sono, como o habitual.

bottom of page