top of page

PROJETO CURRICULAR DE SALA

     A circular nº 17/DSDC/DEPED/2007, emanada do Ministério da Educação define o Projecto Curricular de Turma como sendo um “documento que define as estratégias de concretização e de desenvolvimento das orientações curriculares para a Educação Pré Escolar, e do Projecto Curricular de Estabelecimento/ Escola, visando adequá-lo ao contexto de cada grupo/turma”.

     O desenvolvimento curricular na Educação Pré Escolar é da responsabilidade do educador. Este deve saber desenvolver estratégias de modo a que as suas actividades sejam bem organizadas com uma boa gestão do tempo. Para isso, deverá haver uma planificação partindo do geral para o particular. Por outras palavras, o educador deve partir de um plano de actividades anual para um particular, podendo ser este último mensal ou semanal mediante as necessidades. De acordo com o Decreto-Lei n.º 241/2001, de 30 de Agosto que aprova os perfis específicos de desempenho profissional do educador de Infância e do professor do 1º ciclo do ensino básico: “ 1-Na educação pré-escolar, o educador de infância concebe e desenvolve o respectivo currículo, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das actividades e projectos curriculares, com vista à construção de aprendizagens integradas.”

     Neste caso particular, importa salientar ainda que o tema do projecto curricular de Estabelecimento/Escola do Auxílio Maternal está intitulado: “ A Magia das Palavras”. Por sua vez, “ Era uma vez aprender com as histórias” é o tema do Projecto Curricular de grupo/Turma.

 

     O projeto curricular de grupo está organizado da seguinte forma:

     - Caracterização do meio

     - Organização do ambiente educativo

     - Caracterização do estabelecimento educativo

     - Espaço físico, recursos humanos e matérias.

     - Caracterização da sala dos Gatinhos

     - Organização do espaço físico

     - Caracterização da equipa pedagógica

     - Organização do tempo

     - Organização do grupo da sala

     - Caracterização do grupo de crianças (Desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem, autonomia, sócio - afectivo, interesses e necessidades).

     - Caracterização geral do desenvolvimento infantil dos 36 aos 48 meses.

     - Características do desenvolvimento entre os 36 e os 48 meses (Desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico, sócio afectivo e pessoal).

     - Intenções educativas para o ano lectivo.

     - Prioridades curriculares.

     - Objectivos.

     - Metodologias.

     - Estratégias Pedagógicas.

     - Previsão dos intervenientes.

     - Relação com a família.

     - Planificação das actividades.

     - Calendarização das temáticas.

     - Procedimentos e movimentos de avaliação dos processos e dos efeitos.

     - Comunicação dos resultados e divulgação da informação produzida.

     - Referências bibliográficas

     - Anexos

 

 

No separador "Relação com a família", podemos encontrar informações e mensagens que foram fornecidas aos encarregados de educação ao longo do ano letivo. A educadora cooperante tem em atenção saber quais as expectativas dos encarregados em relação aos seus educando, e por isso, no princípio do ano letivo, cada encarregado de educação registou num papel personalizado os seus interesses e objetivos em relação às suas crianças.

Em relação às planificações das atividades, podem sofrer alterações de acordo com as necessidades do grupo no momento. Contém planificações mensais, de acordo com os exemplos a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page