E-PORTEFÓLIO
Iniciação à Prática Profissional II
RELATÓRIO DO QUINTO DIA DE PRÁTICA
Neste dia, entrávamos às dez horas e trinta minutos. No entanto, chegamos às dez, com a devida autorização da educadora, no sentido de podermos consulta a capa onde consta o Projecto Educativo bem como o Projecto Curricular de Grupo.
Por volta das dez horas e trinta minutos, momento em que entramos na sala, as crianças terminavam os trabalhos que haviam dado início no dia anterior, a decoração da galinha da Páscoa, com a técnica da colagem.
A educadora disse-nos que neste dia teria mudado um pouco a rotina, se realizando primeiro a atividade e só posteriormente é que foi cantada a canção dos Bons Dias.
Depois de terminada a rotina do período da manhã, chegou o momento da higiene e ida ao WC. Após isto, as crianças voltaram a ocupar as suas cadeiras na sala para que a educadora as chamasse para o tapete. Posto isto, cantou-se a canção dos Bons Dias. Nesse dia estava nublado mas com algum sol, e então a chefe busca a sua foto e a imagem que identifica o tempo naquele dia, e coloca a imagem no “relógio do tempo” e a sua foto ao lado deste. Depois disto, deu-se início à lenga–lenda, com o intuito de saber qual o dia da semana. Depois de as crianças saberem o dia da semana, faltava saber a que cor correspondia o mesmo (laranja). Porém, a educadora aproxima-se do quadro das presenças para apoiar as crianças, enquanto isso, o chefe permanece no seu lugar, de frente para o grupo. As crianças dirigem-se a ela, retiram um círculo laranja e afixam no respectivo quadro. Finalmente, é feita uma reflexão em relação ao número de crianças presentes, quem faltou à escola e se é menino ou menina.
Como já referido anteriormente, à quinta-feira, é o dia do conto, sendo que a chefe trouxe de casa a saquinha das surpresas com o seu livro dentro desta, para que a educadora contasse a história aos seus colegas.
Depois de explorada a história, chegou a hora da preparação para o almoço, com a higiene, ida à casa de banho. Ainda antes do almoço, as crianças dirigiram-se ao recreio do labirinto para brincarem livremente durante quinze minutos.
Chegada a hora da refeição, as crianças dirigiram-se ao refeitório. Nesse dia, o almoço foi creme de legumes, o segundo prato foi batata cozida, tomate e bacalhau, acompanhado de banana para a sobremesa.
Depois de terminada a refeição as crianças que terminaram subiram para a higiene oral, chichi e preparação para a hora do sono. Infelizmente não foi possível estarmos presentes no período da tarde. No entanto, a educadora informou-nos que as crianças acordam por volta das quinze horas, realizam a higiene, seguindo-se uma actividade livre ou orientada. Após a atividade, as crianças dirigem-se ao refeitório para lanchar. A partir das dezassete horas, as crianças ficam apenas com uma auxiliar visto que é hora de saída da educadora e de um elemento não docente.
No fim da nossa prática, educadora acompanhou-nos e pediu para que fizessemos uma pequena avaliação acerca do nosso comportamento nestes dias, do comportamento das crianças e até mesmo p dos adultos. Por fim, esta terminou fazendo uma apreciação do nossa trabalho e deu-nos a capa com a sua avaliação. Contudo, saímos um pouco tristes por ser o nosso último dia, por outro lado, sentimo-nos bem no sentido de nos deixarem as portas abertas e também, por sentirmos que tentamos dar o nosso melhor. empenhando-nos ao máximo.
